Guia Glass Edição Select 10/2017

A ousadia da inovação

As histórias que ouvia das construções do bisavô inspiraram Charlene Koetz a embarcar no universo da arquitetura. O nome do escritório – CK Arquitetura – Charlene Koetz – nasceu na adolescência e, desde então, a paixão pela profissão só cresce. A profissional trabalha com projetos e execução de obras de arquitetura residencial, incluindo a arquitetura e o design e interiores. Em 2013, Charlene deu um novo passo na carreira com o desafio de construir casas de serra para o século XXI. “Atuamos projetando, construindo e vendendo casas de design e materiais inovadores para clientes que reconhecem em nossa arquitetura construtiva e de interiores mais do que uma casa, uma obra de arte, e é com este propósito que o slogan da empresa é CK: Nós amamos Arquitetura!”, conta.
Frank Gehry, Mies Van Der Rohe e Zaha Hadid sempre foram as principais influências para a arquiteta, especialmente por estarem à frente de seu tempo com suas arquiteturas inovadoras e não convencionais. Oscar Niemeyer também é citado pela profissional, destacado pela sua ousadia e renovação da arquitetura brasileira, assim como o atualíssimo Márcio Kogan pela incrível arquitetura minimalista.
Na hora de criar, Charlene conta que o primeiro passo é identificar os sonhos do cliente e captar aquilo que ele não consegue expressar e o que, na maioria das vezes, é o mais importante para estar no projeto. “Cada cliente requer um processo criativo e de pesquisa, é isso que torna cada projeto único”, comenta a arquiteta.
Charlene chama a atenção para a importância de apresentar possibilidades para o cliente que talvez ele nem sequer imagine. “Desenvolvo projetos que possibilitem aos clientes enxergarem 20, 30 anos à frente do seu tempo e compreenderem como valorizo o investimento financeiro e emocional que farão em suas casas e a responsabilidade que isto significa pra mim”, completa.
No projeto escolhido para a edição, Charlene apresenta uma arquitetura contemporânea, onde a beleza e volumes das formas são destacados. No briefing com o cliente, não estava claro o que buscavam, proporcionando maior liberdade e responsabilidade na hora de criar. “Um dos destaques dessa casa é a escada em curva que é visualizada dos principais ângulos externos e que conecta à uma passarela suspensa que leva às suítes superiores”, conta Charlene.
Para proporcionar mais conforto térmico exterior, já que a cidade é muito quente, a arquiteta decidiu incluir espelhos d’água ao redor da propriedade. Os decks, pergolados, paisagismo e iluminação, também projetados pelo escritório, completaram a belíssima propriedade.

SERVIÇO
CK Arquitetura
Rua da República 496 – Igrejinha/RS
Rua Madre Verônica 250/204 – Gramado/RS
Telefone: (51) 3545-6460
charlene@ckarquitetura.com
www.ckarquitetura.com

Por Mariana Haupenthal – Foto Studio Denise Wichmann

COPYRIGHT 2013 - 2018 ® CK ARQUITETURA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Pular para a barra de ferramentas Sair